VEREADOR JOÃOZINHO ENFERMEIRO FAZ QUESTIONAMENTOS SOBRE CIRURGIAS DE RETIRADA DE PEDRAS NOS RINS PELO SUS

O vereador Joãozinho Enfermeiro apresentou requerimento na Câmara de Varginha questionando o Executivo sobre a realização de cirurgias para retirada de pedras nos rins pela rede pública de saúde.

De acordo com o vereador propositor, muitos pacientes apresentam expressivos transtornos com dores e têm relatado dificuldades para conseguir a cirurgia pelo SUS. “Quando não tratados, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito. Existem muitos pacientes com cálculos renais na cidade e trata-se de algo sério, para além da evolução do quadro de saúde exposto, porque essas pessoas fazem uso constante dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento, que já atende a um grande volume de outras enfermidades”, destacou Joãozinho Enfermeiro em requerimento entregue ao Poder Administrativo e aprovado por unanimidade por todos da Casa Legislativa.

Diante de tais circunstâncias, o vereador requereu informações sobre a aquisição do equipamento que realiza a cirurgia de cálculos renais. “O pedido se faz necessário, pois é preciso apurar se existem dados sobre a quantidade de pessoas com pedras nos rins em Varginha; estudos das causas e ações específicas para suporte no atendimento a esses pacientes”, finalizou Joãozinho.