VEREADOR APOLIANO DO PROJETO DOM COBRA REGULARIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NA COMUNIDADE RURAL VISTA ALEGRE

De acordo com o vereador propositor, ao visitar a comunidade rural Vista Alegre, foi constatado irregularidades no saneamento básico oferecido aos munícipes. Segundo o agente político, moradores o informaram que em toda área pertencente ao bairro existe apenas uma fossa negra, o que é ilegal; “De acordo com a Lei Complementar n° 9, de 10 de setembro de 2020, todos os imóveis rurais devem ter dois tipos de fossa, mas existe apenas uma única fossa negra na comunidade, que foi construída pela prefeitura, o que, ainda de acordo com a lei supramencionada, deve ser substituída por fossas sépticas, ecológicas, ou ainda por uma rede de coleta de esgoto tendo como destino final uma Estação de Tratamento de Esgoto. Diante disso, gostaria de saber se existe a previsão de construção de uma nova fossa para atender às famílias, bem como o porquê deste problema ainda não ter sido solucionado” questionou o vereador em requerimento entregue à Prefeitura.

As fossas negras são caracterizadas, por uma escavação realizada sem nenhum revestimento, tampouco tratamento adequado, onde os dejetos humanos são despejados nesta abertura e entram em contato direto com o solo. Ainda de acordo com o vereador, a fossa existente na comunidade fica ao lado do posto de saúde.