VEREADOR MARQUINHO DA COOPERATIVA PEDE QUE PREFEITURA INVISTA EM UMA NOVA ESTEIRA PARA TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

O processo de reciclagem não é só importante, como essencial para a manutenção do meio ambiente e da vida, pois, entre outros benefícios, reduz o consumo de recursos naturais. De acordo com o vereador Marquinho da Cooperativa, um dos setores que tem mais crescido no país é o da reciclagem. “Todo tipo de produto possui seu ciclo de vida, desde o início de utilização até o seu rejeite. As empresas de reciclagem possuem grande responsabilidade de lidar com o descarte responsável dos muitos produtos gerados pela sociedade e esse é um dos setores que mais tem crescido no país”, disse o vereador.

Entretanto, em Varginha todo trabalho dos funcionários do galpão de triagem de materiais recicláveis está sendo feito de forma manual, sem o auxílio da esteira para triagem desses materiais, maquinário que, segundo Marquinho, torna o trabalho mais rápido. “A esteira de triagem é fundamental para agilizar o processo de escolha dos materiais, uma vez que chegam a granel para a classificação, reduzindo assim o custo de mão de obra e gerando aumento de produtividade a baixo custo”, exemplificou o agente político.

Diante de tal impasse entre crescimento do setor e produtividade abaixo do esperado, o vereador Marquinho da Cooperativa solicitou ao prefeito e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente a compra de uma nova esteira para triagem de resíduos sólidos, visto que a que havia antes se deteriorou com o tempo e, devido a um acidente elétrico, acabou por ser incendiada, não tendo mais uso. O vereador ainda destaca que o maquinário que a equipe tem hoje está parado, pois não é para o tipo de serviço a ser realizado.